Sobre o Parque
O Instituto Campana, fundado em 2009 por Fernando Campana e Humberto Campana, inaugurou em junho de 2024 o seu mais ambicioso projeto: o Parque Campana. Situado a 250 km da cidade de São Paulo, na cidade de Brotas, onde os irmãos passaram sua infância, o parque ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo de integrar arte, educação e natureza.
Na sua primeira etapa, o parque dará acesso a oito dos doze pavilhões projetados pelos Irmãos Campana, cada um remetendo à origem toscana da família, feitos com materiais locais, plantas e fibras naturais, como bambu, agave, eucalipto, palha e mandacaru, criando uma arquitetura em harmonia com a natureza.
Pensado como um espaço de contemplação e aprendizado, o parque conta com um projeto de educação ambiental. Visitantes terão direito a uma visita guiada educativa e uma atividade extra opcional a fim de ampliar a imersão nos conceitos das obras. Numa segunda etapa, oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas serão oferecidas, assim como um café e um museu que trará uma seleção de peças do acervo de mais de 6 mil peças do Instituto Campana.
Um projeto pioneiro de pesquisa científica também está previsto, com foco na restauração da paisagem de um ambiente de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pastagens serão transformadas em florestas e sistemas agrícolas diversificados, ecologicamente equilibrados e multifuncionais.
Esses novos ambientes não vão apenas produzir alimentos, como frutas e sementes, e outros produtos, como mel e madeira para marcenaria, que serão utilizados no Parque Campana. Eles também vão ajudar a regular o clima, aumentar a biodiversidade (variedade de espécies de plantas e animais) e melhorar os serviços ecossistêmicos ligados à água e à redução da poluição.
Os visitantes poderão acompanhar e replicar os conhecimentos científicos gerados, contribuindo para melhorar o entendimento sobre a restauração dessas áreas.
2022
Fernando e Humberto Campana falam sobre Arte & Ecologia
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO ARTÍSTICA DE PAISAGISMO E ARQUITETURA
HUMBERTO CAMPANA
PROJETO CIENTÍFICO
GERD SPAROVEK
GESTÃO ESTRATÉGICA
MAPHEL
APOIO
PETTRUS
EXECUÇÃO DE OBRAS
TECNO ENGENHARIA | DWJ CONSTRUTORA
PAISAGISMO
Curadoria Paisagística – LICURI
Manutenção dos Jardins – Rio Garden
ARQUITETURA
PLANTAR IDEIAS
PROJETO EDUCATIVO
PERCEBE
SOBRE O ESTÚDIO CAMPANA
Cofundado em 1984 pelos irmãos Fernando (1961-2022) e Humberto Campana (1953) , o Estúdio Campana conquistou reconhecimento internacional pelo design de mobiliário. Seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo características brasileiras – as cores, as misturas, o caos criativo, o triunfo das soluções simples – poeticamente.
Com sede em São Paulo, sua prática investiga novas possibilidades em design de produto, arquitetura, paisagismo, moda entre outros. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração e pensamento livre. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentável e tecnologias de ponta.
OS FUNDADORES
Colorido, caótico, plural, híbrido, violento, maximalista. Tais palavras poderiam ser utilizadas para falar do Brasil, mas aqui se referem ao trabalho de Fernando e Humberto Campana. Isso porque a vida e a obra desses irmãos é uma verdadeira alegoria da brasilidade, contém todos os elementos que formam a identidade cultural do país.
Nascidos no interior de São Paulo, foram para a capital do estado para cursar a faculdade. A origem longe das grandes cidades fez com que os Irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza – fator que os influenciou durante toda a carreira como designers.
No entanto, a mudança para São Paulo e a imersão nessa grande metrópole alterou a maneira com que a dupla enxergava o mundo. Nascidos e criados no campo, amadureceram na cidade. É possível enxergar esse diálogo entre campo e cidade, tão presente na realidade brasileira, ao longo de todo o acervo dos Campana. “Somos a fusão entre o caipira e o urbano”, comenta Humberto Campana.
A ascensão da dupla no mundo do design foi meteórica. Em 1989, com a exposição Desconfortáveis, na qual cadeiras de ferro esculturais contestavam o cânone do conforto e anunciavam a irreverência e o humor que marcaria toda a produção futura, nas eiras e beiras do artesanato, do design e da arte.
O reconhecimento veio no fim dos anos 1990, com a mostra no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), sob a curadoria de Paola Antonelli. A carreira internacional seguiu com criações anuais para casas italianas, como Edra, Alessi, Nodus, Magis, Moleskine, Venini, entre outras, e ao mesmo tempo com o fortalecimento da pesquisa regional no Brasil. No país, uma importante parceria com a Melissa popularizou traçados dos Campana para muitos brasileiros.
Os Irmãos Campana trabalham também com esculturas, cerâmicas, instalações, cenografia,
design de interiores e paisagismo. Eles assinam o café do Theatro Municipal de São Paulo e o Café Campana, no Museu D’Orsay, em Paris, além de interiores de hotéis como o New Hotel, na Grécia,
e Iniala Beach House, em Phuket. Para a Fima Casa, criaram um exclusivo projeto da fachada.
Campana representa um momento de ruptura do design brasileiro.
A utilização de materiais cotidianos como plástico, papelão, metais, fibras de algodão e borracha surpreendem pelas inovações e pelo arrojado design proposto pela dupla. Assumindo, desde o início, sua vontade de aproveitar a precariedade do sistema industrial e de trabalhar com os materiais e técnicas simples, eles jogaram luz sobre o repertório popular brasileiro, mostrando que é possível abandonar a bússola viciada das tendências e manter a liberdade criativa.
Principais referências do design brasileiro, o trabalho dos Irmãos Campana tem a capacidade de reunir elementos distintos e criar um espaço de diálogo entre eles, com coesão e elegância única.
Visitas Guiadas
Os ingressos são limitados a 40 pessoas por período e devem ser adquiridos exclusivamente através deste site.
Cada ingresso dá direito a uma visita guiada de uma hora (obrigatória) + atividade educativa de 30 minutos (opcional). O período de visitação é de 2 horas no total.
Para agendamento de grupos, entrar em contato com sac@parquecampana.com.br ou via Whatsapp +55 14 99818-0030
Os valores nesta primeira etapa são:
INTEIRA R$ 50,00
MEIA* R$ 25,00
ISENTOS
CRIANÇAS ATÉ 05 ANOS / IDOSOS +65 / GRUPOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
*Categorias Meia-Entrada (obrigatória a apresentação de documento):
Crianças de 06 a 10 anos.
Estudantes
Jovens de 15 a 29 anos de baixa renda cadastrados no CadÚnico.
Pessoa portadora de necessidades especiais e um acompanhante.
Idosos com idade de 60 anos a 64 anos.
Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas.
Brotenses portadores da Carteirinha da ABROTUR.




